Febre Amarela

Febre Amarela

É uma doença viral, do tipo flavivirus, que é transmitida para pessoas através da mordida de mosquitos infectados. Se manifesta desde uma febre auto limitada até uma hepatite grave e febre hemorrágica.

Transmissão

O período de incubação da febre amarela, entre a infecção e a manifestação da doença, levam em torno de 3 a 6 dias.
Existem duas espécies de febre amarela e que se espalham em dois diferentes ciclos de infecção.
Febre amarela urbana é uma doença de humanos. Neste caso a doença se espalha através de mosquitos que foram infectados por outras pessoas. Aedes Aegypti é o mosquito portador da febre amarela de humana para humano. Estes mosquitos tem fácil adaptação nas cidades e vilarejos. Essas larvas se reproduzem em pneus descartados, potes de flores, caixas d´àgua. A Febre Amarela urbana é a causa mais comum de surtos e epidemia.

Sintomas

A doença é diagnosticada baseada nos sintomas, exame físico, testes laboratoriais e ainda a possibilidade de exposição a mosquitos infectados. Pacientes com febre amarela podem estar com o vírus no sangue (viremia) pelo período de 3 a 6 dias antes mesmo de apresentar os sintomas. Os sintomas iniciais são: febre, cefaléia, dor nas costas, dores musculares, náusea, pele e olhos amarelados, fadiga e fraqueza. A fase tóxica ocorre quando a febre retorna, com sintomas clínicos de febre alta, cefaléia, dor nas costas, náusea, vômito, dor abdominal e fadiga.
Nos últimos estágios da doença os pacientes desenvolvem hipotensão, choque, acidose metabólica, necrose aguda tubular, disfunção do miocárdio e arritmia cardíaca. Também pode ocorrer confusão mental. Quando uma epidemia ocorre em populações não vacinadas provoca morte entre 15% e 50% dos casos. As complicações incluem as infecções bacterianas e falha renal. Sintomas tais como fraqueza e fadiga levam alguns meses para passar.

Prevenção

A prevenção é através da vacinação, com dose única, segundo a nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Indicada a partir dos 9 meses de vida que estão viajando ou vivendo num país que requer a vacinação contra a febre amarela ou lugares que estão localizados numa região de risco.
É contraindicada para:
• Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
• Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
• Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
• Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
• Transplantados.
No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.