Gripe Influenza

Gripe Influenza

É uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de distribuição global e de elevada transmissão. É responsável por 75% das infecções respiratórias.
A gripe ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem. Existem 3 tipos de vírus influenza A, B e C . (tipo c não causa epidemia) e os subgrupos A (H1N1 e H3N2)

Sintomas

Febre alta, tosse, dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
Tem evolução autolimitada, podendo apresentar-se de menor ou maior gravidade, necessitando de abordagens específicas de vigilância e controle.

Transmissão

Ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também por meio das mãos e objetos contaminado (por isso é interessante o uso do álcool gel).

Vacina

A vacina contra influenza é uma vacina segura e inativada, portanto, não causa a doença, e é considerada pela OMS, a mais custo-efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, de internações e de óbitos.
Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo.
Temos dois tipos de vacinas disponíveis: a vacina trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. A vacina quadrivalente está disponível somente em clínicas particulares.
A vacina está indicada para as crianças a partir dos 6 meses de idade e em todas as outras faixas etárias.
A vacina deve ser feita anualmente, independente da data em que foi realizada no ano anterior.