Hepatite A

Hepatite A

É uma doença aguda, que pode ser assintomática ou manifestar-se através de febre baixa, mal-estar, falta de apetite, náuseas e icterícia (pele e mucosas amareladas). Uma pequena porcentagem dos pacientes (< de 0,1%) pode apresentar uma forma grave, fulminante, podendo levar à morte.

Transmissão

A transmissão é oral- fecal, ou seja, através das fezes e também por alimentos contaminados como: sorvetes caseiros, água suja, objetos contaminados (copos, pratos, garfos, etc.).

Sintomas

Os sintomas são semelhantes ao da gripe, ou seja: cansaço, mal estar estomacal, febre, falta de apetite, dor de estômago e diarréia. A urina pode ficar mais escura (cor de coca cola), fezes esbranquiçadas, pele e olhos amarelados (icterícia). Algumas pessoas não têm sintomas.
A hepatite sintomática ocorre em aproximadamente 30% das crianças infectadas menores de seis anos sendo que poucas crianças terão icterícia.
Entre as crianças mais velhas e adultas a infecção geralmente é sintomática e tem a duração de várias semanas, com icterícia ocorrendo em 70% dos casos.

Prevenção

A vacina está indicada para crianças a partir de 1 ano de idade, adultos e idosos.
O esquema são de 2 doses, sendo a segunda 6 meses após a primeira.
A vacina está disponível nas apresentações pediátrica e adulto.

Existem duas apresentações da vacina:
- Vacina contra Hepatite A;
- Vacina combinada contra Hepatite A + B;