Hepatite B

Hepatite B

É uma infecção viral causada pelo vírus Hepatite B o qual atinge o fígado. É um dos grandes problemas atuais de saúde pública mundial. Estima-se que 780 mil pessoas morrem a cada ano em consequência aguda ou crônica da doença.

Transmissão

É uma doença sexualmente transmissível, mas que também pode ser transmitida pela exposição a sangue de agulhas e seringas compartilhadas por usuários de drogas, hemodiálise, exames invasivos, acidentes com materiais contaminados (tatuagens, piercing, etc) ou durante o trabalho de parto (pelo contato do bebê com o sangue materno ou líquido amniótico).

Sintomas

Variam conforme a idade do indivíduo no momento da infecção. Geralmente, náuseas, vômitos, mal estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia. Pode evoluir para cronicidade principalmente em portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e 90 a 95% dos recém-nascidos filhos de mães portadoras.

Prevenção

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. A vacina contra Hepatite B faz parte da rotina de imunização infantil, mas é recomendada para pessoas de todas as idades. O esquema são de 3 doses (0, 1 e 6 meses).

Disponível nas formas:
- Pentavalente ( DTPw + Hib+ Hepatite B )
- Hexavalente (DTPa + Hib+ Hepatite B + VIP)
- Hepatite B
- Hepatite A e B